quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Emprestar livros - o início de um problema!




Porque é que emprestar livros é o início de um problema?

Em primeiro lugar porque é necessário dizer a famosa palavra «Não!». Isto é um problema, porque as pessoas não estão habituadas a ouvir essa palavra. Acham desde logo, que só porque há uma amizade e porque partilham (talvez) do mesmo gosto pela leitura, já somos obrigados a emprestar!

Mas será que partilham «mesmo» o gosto pela leitura? É que, apesar de não termos muito tempo para ler e eu estou sempre a queixar-me disso, acontece que ao emprestar, presumo desde logo que a pessoa vai ler o livro num prazo máximo de 15 dias! E não estou a falar de livros com 900 páginas!
É que não sei bem como, o livro vai parar à estante dessa mesma pessoa a quem emprestei o livro. Passa o prazo suficiente de leitura, passa um mês, dois, três, seis....e claro que somos obrigados a perguntar pelo livro! «Mas qual livro?» Pois é.....o livro que a dita pessoa, amante de livros....deixou alegadamente e sem culpa nenhuma na sua pequena estante....

Em segundo lugar, corro sempre o risco de ser chamada de «invejosa», essa palavra tão feita. Tudo porque não empresto aquilo que é meu e que tenho tanto amor. Que eu saiba não estou a negar «bens essenciais» nem «ajuda». Estou a negar uma coisa que comprei para mim, muitas vezes sacrificando outras compras que gostaria de fazer. Mas essa é a minha opção.

Em terceiro lugar, se dizem gostar tanto de livros e numa conversa surge o nome de um autor, de uma obra específica, qual é a razão para pedir emprestado ao invés de pesquisar e comprar?
É que eu fico um pouco confusa com esta "regra social" de pedir logo emprestado. Porque para eu aconselhar determinado livro, seguramente fiz alguma pesquisa, inclusive em blog's, depois decidi comprar ou adicionar à minha lista para comprar assim que puder. Não vejo qual a necessidade de esbulhar o direito que tenho em não emprestar sem ser mal interpretada!

Claro que uma regra tem sempre excepção! Há pessoas a quem se pode confiar um livro e que devolvem dentro do prazo que considero máximo para a entrega.
Mas seja como for, "gato escaldado tem medo de água fria!"

Muito sinceramente, quem devolve um livro com páginas soltas, riscado ou todo dobrado.........não tem coração......
Infelizmente isso já me aconteceu....mas uma coisa é certa, não volta a acontecer!

É a minha opinião.........vale o que vale....

Sem comentários:

Enviar um comentário